fbpx
Prefeitura inaugura coworking gratuito na periferia de São Paulo
8 de julho de 2019
TEvEP
12 de agosto de 2019

Team building: inovação na formação de equipes.

Team Building é um conceito inovador para o treinamento de qualquer equipe. Literalmente, podemos traduzir Team Building como “Construção de Equipes”, mas o conceito estabelecido pelo termo não se limita apenas ao fornecimento de técnicas de cada área, treinando cada funcionário em sua tarefa.

Team Building vai além disso: busca também fornecer técnicas de desenvolvimento emocional e comportamental, uma necessidade atualmente buscada pelas empresas, já que apenas treinamentos específicos e técnicos não mais atendem às necessidades de envolvimento e participação entre os membros de uma equipe.

Com a utilização de técnicas aplicadas no Team Building o que se pretende é criar laços de relações profissionais e pessoais entre os colaboradores de uma empresa, buscando com isso atingir níveis de produtividade cada vez melhores, com a consequente satisfação dos membros da equipe.

Team Building possibilita à empresa não apenas contratar bons profissionais, que atendam suas necessidades, mas também desenvolver esses profissionais para que eles possa aplicar melhor suas competências e habilidades.

A importância do Team Building para as empresas

A concorrência atual é um dos principais motivos para a aplicação de técnicas de Team Building dentro das empresas. Como a intenção é fazer com que todos dentro da empresa sejam capazes de analisar os problemas encontrados, tomar as decisões mais adequadas e intervir de maneira consciente para a solução dos problemas, uma empresa pode conseguir melhores resultados, criando em cada um a responsabilidade pela condução dos processos, integrando-se mais à empresa.

Essa integração é de extrema importância, possibilitando que os colaboradores, através das atividades praticadas no Team Building possam criar um melhor entrosamento, conhecendo mais a fundo seus companheiros de trabalho e permitindo atividades em conjunto.

A proposta do Team Building extrapola uma simples ação motivadora. Com esse tipo de treinamento a empresa pode atingir pontos antes muito ligados ao emocional dos colaboradores, como o entusiasmo, o autoconhecimento, a autoconfiança e a superação das próprias limitações. Por estranho que possa parecer, tirar os colaboradores do ambiente organizacional e conduzi-los a atividades externas cria laços mais fortes e duradouros.

A criação de vínculos entre os colaboradores torna mais fácil conduzir os processos dentro de uma organização. Com o Team Building é possível desenvolver diversos fatores, como o espírito de equipe, a comunicação, o planejamento e a organização, mantendo sempre em alta as questões de liderança e de produtividade e criando um relacionamento interpessoal que possa promover melhores relações entre os colaboradores.

Team Building é um tipo de intervenção que pode ser colocado em todos os modelos de equipes, que estejam em qualquer de suas fases de evolução, como uma equipe que está sendo montada, uma equipe que está passando por problemas, uma equipe que esteja em fase de reorganização ou mesmo numa equipe que esteja totalmente entrosada.

Os efeitos positivos das atividades de Team Building podem ser percebidos em pouco tempo, principalmente porque cada um deles conhece mais a fundo seus companheiros de equipe, entendendo melhor que as possíveis limitações são um dos melhores motivos para que haja maior colaboração entre todos.

Onde é realizado o Team Building

O treinamento Team Building, normalmente, é realizado fora do local de trabalho, geralmente em ambientes abertos e espaçosos, usando como base para a integração entre os colaboradores atividades lúdicas, que possam atingir o lado pessoal de cada um, inclusive com atividades que tragam prazer e motivação da equipe, como rafting, canoagem, arvorismo e camping.

Cada ação dentro do Team Building deve ser voltada para os objetivos que se pretende atingir, o que mostra ser necessária uma preparação em conjunto com os promotores do treinamento e com consultores e colaboradores delegados para que se atinja melhor os objetivos.

Com as ações do Team Building busca-se desenvolver o potencial pessoal e profissional de cada colaborador, desenvolvendo atividades de aventura, de desafios, de planejamento, de destreza, comunicação e inter-relacionamento, que propiciem levar essas características ao ambiente de trabalho, criando um impacto positivo de fácil percepção.

As etapas de um Team Building

A realização de um Team Building para os colaboradores exige algumas etapas iniciais, onde se possa envolver todos os colaboradores;

  • Começa-se reunindo os participantes e passando as informações necessárias e uma programação do treinamento;
  • Passa-se a uma entrevista preliminar, com os membros da equipe, mostrando os objetivos, o conteúdo e a prática do treinamento, devendo-se ter certeza da disposição em participar do treinamento;
  • Mostra-se as atividades que serão realizadas e o que se espera através delas, para definir exatamente o que se espera de cada atividade;
  • Realiza-se o treinamento com todas as atividades, fazendo-se a análise de cada uma delas e buscando saber de cada um o que sentiu, como foi sua atuação e o que foi exigido de sua parte durante a atividade.

Após o treinamento Team Building, é necessário fazer-se uma análise depois de algum tempo, buscando saber se os resultados foram alcançados conforme planejado. Contudo,para as empresas que já optaram por esse tipo de atividade, houve uma sensível melhora no trabalho das equipes participantes, comprovando que é um tipo de treinamento que abre as percepções de cada colaborador para a necessidade de melhor entrosamento e colaboração mútua.

Além de todas as vantagens e benefícios oferecidos pelo Team Building, o gestor de RH poderá facilmente identificar a possibilidade de desenvolvimento de novos líderes, aproveitando melhor o capital humano de sua empresa.

Team Building pode parecer, à primeira vista, mais uma das atividades encontradas para ocupar o tempo dos colaboradores. Ao contrário disso, a interação entre os membros de uma equipe valoriza o potencial de cada um, tornando os colaboradores mais próximos e mais integrados entre si. Uma ação e reação apresentada durante uma atividade qualquer no Team Building sempre será lembrada como um vínculo entre os membros da equipe.

Noticia retirada do site https://www.ohub.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now