fbpx

Prefeitura inaugura coworking gratuito na periferia de São Paulo

Nova exigência para cadastro do MEI
7 de junho de 2019
TEAM BUILDING
5 de agosto de 2019

São Paulo, finalmente, tem um coworking gratuito para chamar de seu. A prefeitura inaugurou o primeiro espaço compartilhado em Taipas, bairro da periferia da Zona Norte.

Teia Taipas oferece, de graça, acesso à internet, sala de reunião, mentorias, palestras e oficinas. Ações que pretendem estimular o empreendedorismo local. A iniciativa é da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento vinculada à Secretaria Municipal da Cultura. O laboratório fica no complexo da Biblioteca Pública Érico Veríssimo, perto da Cohab Taipas.

“No Teia, os empreendedores da região, além de usufruir dos equipamentos, também recebem apoio da equipe da Ade Sampa para o desenvolvimento da sua empresa e têm a oportunidade de se relacionar com outros empreendedores do bairro, promovendo parcerias e trabalhos em conjunto”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A região noroeste de São Paulo possui mais de 40 mil microempreendimentos individuais, mas carece de iniciativas do tipo. O espaço foi criado por meio de edital da Ade Sampa. Por 12 meses, a gestão é responsabilidade do Movimento Eco-Cultural, que terá que desenvolver ainda cronograma de atividades abertas ao público.

“A inauguração do espaço é um grande ganho para a comunidade que muitas vezes não consegue fazer o seu negócio decolar por falta de ferramentas de trabalho e do apoio necessário. Estamos identificando junto aos usuários as demandas locais de conteúdos de qualificação para termos cada vez mais negócios estruturados”, destaca o gerente comunitário do Teia, Manuel Marcelo Muniz.

O coworking prevê atividades para a comunidade local

Começou a empreender agora? O Fábrica de Negócios oferece workshops, oficinas e palestras para quem está dando os primeiros passos na área. O Brasil possui por volta de 1.1994 coworkings. 237 estão em São Paulo. O estado abriga 3.600 startups, sendo 70% na capital paulista.

Dinheiro e mobilidade ainda são obstáculos para quem quer trabalhar fora de casa. Grande parte dos laboratórios colaborativos estão na região central e praticam preços altos. Por isso, movimentos do Estado pela integração são bem-vindos.

Trabalhar em coworking aumenta a criatividade e dá dinheiro. Propostas menos quadradas e distante do marasmo de ambientes corporativos são fundamentais para o crescimento da chamada economia criativa.

Pesquisa inédita do Coworking Brasil mostra que 76,8% dos entrevistados admitiu melhoria no rendimento. Tem mais, para 67% deles houve reflexo no convívio social e outros 37% evoluíram na relação com a família.

“Queremos promover o protagonismo local ajudando os empreendedores que não possuem um ambiente de trabalho adequado ou até mesmo os equipamentos necessários para alavancar o seu negócio”, afirmou o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Retirada do Site: https://www.hypeness.com.br/2019/06/prefeitura-inaugura-coworking-gratuito-na-periferia-de-sao-paulo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now