fbpx

Pesquisa revela vantagens de mudar uma startup para um coworking

Você, pequeno empresário, conhece o Crédito Digital?
1 de abril de 2019
Coworking vira realidade em condomínios residenciais
9 de abril de 2019

Mudar uma startup para um coworking proporciona Tecnologia, Networking, Flexibilidade, Eficiência e Redução de custos

Como qualquer outro tipo de empresa, uma startup precisa arcar com contratos longos de locação e custos fixos. Além disso, deve proporcionar um moderno local de trabalho, construído de acordo com as normas NBR5090 e com fácil acesso à sua equipe e clientes.

Com o crescimento do número de startups, a necessidade de encontrar um local que seja flexível de acordo com o crescimento e redução, incentiva a procura por coworkings.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2018, a ocupação desses espaços aumentou 48% em relação a 2017 e 75% dos lugares são multidisciplinares, pois abrigam empresas que atuam em mercados diferentes.

Nesses ambientes, ainda segundo a pesquisa, mais de 220 mil pessoas passam mensalmente pelos coworkings nacionais. Assim, transferir uma startup para esse ambiente significa aumentar as chances de fazer networking de alto nível e conquistar novos clientes.

Há alguns requisitos para escolher um coworking e que são importantes para fomentar o desenvolvimento de uma startup. 

1 – Livrar-se da burocracia

Começar uma projeto é empolgante, mas também exige a necessidade de espaço para poder crescer. Tradicionalmente, as pessoas pensam em alugar uma sala, comprar móveis, contratar alguém para manter o local limpo e comprar materiais de escritório e limpeza. No final de tudo, geralmente, o empresário percebe que não consegue dar atenção ao cliente.

Contudo, infelizmente o lugar que está dentro do orçamento fica em um bairro mais afastado, o que compromete a facilidade de acesso. Some a isso toda a grana gasta com impostos e documentação exigida para trabalhar dentro da legalidade.

Nestas condições, fica muito complicado investir em um negócio e as chances de falir são grandes. Ao mudar para um coworking, a empresa tem menos burocracia e mais lucros, pois a startup pode focar no seu cliente e na estratégia e crescer.

Como elimina os gastos com licenciamento, alvará de prefeitura, contratos de aluguel, pintura, internet, água e luz, a empresa se livra da burocracia.

2 – Reduzir custos

Com alguns custos eliminados a startup tem a oportunidade de investir em áreas diferentes e, inclusive, trazer profissionais experientes para a equipe. Este cenário é possível, pois um espaço compartilhado permite um uso inteligente dos recursos e da infraestrutura.

Outra situação é uma startup iniciante que precisa de um endereço comercial para receber um cliente em potencial. O serviço de Escritório Virtual, por exemplo, é uma excelente opção para economizar.

Em um coworking com esse serviço, quando o empreendedor precisar de um local fixo terá a sua disposição salas de reunião, gestão de suas correspondências, recepção de parceiros e clientes efetivos, atendimento telefônico personalizado, entre outros.

Dessa forma, a percepção de fora será de uma empresa madura e bem-estruturada. Além de cortar custos, sua startup é modernizada com esse modelo de trabalho. Para se aprofundar nesse tópico, sugerimos a leitura do artigo “Modernize sua empresa e cortes custos”.

3 – Ter uma boa localização

A mobilidade é uma questão importante tanto os clientes e quanto para seus colaboradores. Em uma cidade de grandes proporções, como São Paulo, ficar próximo a diversas opções de transporte e vias que facilitem a locomoção é um diferencial que conquista novos negócios.

Em contrapartida, mesmo que o negócio seja online, em algum momento, precisará de um lugar físico para a equipe se reunir e fazer uma reunião. Assim, escolher um coworking com uma localização privilegiada e de fácil acesso atrairá talentos e clientes.

O empreendimento também pode se deslocar com mais facilidade para outros lugares onde terá novas oportunidades e simplesmente alugar uma sala em outros coworkings.

4- Desfrutar de uma ótima infraestrutura

Mudar uma startup para um coworking proporciona comodidades que alugar uma sala comercial não teria. É muito incentivador trabalhar em um local com uma decoração funcional e convidativa, com acesso à Internet de alta velocidade, mesas de trabalho com nobreak, técnicos que monitoram constantemente a telefonia e serviços de copa e recepção, entre outras facilidades.

Se uma empresa quer focar todos os esforços na startup, por que não diminuir as preocupações e mudar para um espaço com tudo para uma empresa funcionar perfeitamente? Para quem se preocupa com privacidade, um coworking oferece salas privativas e cabines para atendimento telefônico que evitam interrupções e que barulhos externos atrapalhem os trabalhos.

5 – Ter a oportunidade de testar seu produto ou serviço

Quando uma sala comercial é alugada, a empresa precisa ficar no local durante um prazo preestabelecido. Dessa forma, ela se vê obrigada a arcar com o custo do aluguel e das contas de água e luz mesmo quando seu produto ou serviço não tem um bom desempenho e precisa ser descontinuada.

Os contratos em um coworking não duram 30 meses, por exemplo, e isso liberta a startup de todos essas responsabilidades, encargos, fiadores e multas.

Por ter essa flexibilidade, uma startup que optar por esse modelo pode realizar testes e saber se está trilhando o caminho certo e mudar o que estiver atrapalhado o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, pode contar com a ajuda de outros coworkers para serem testers e apontarem o que precisa ser melhorado.

6 – Contar com um espaço flexível

Toda empresa começa com a intenção de crescer e, como vimos nos tópicos anteriores, um coworking oferece muitos meios para fomentar essa conquista. Assim, o negócio pode crescer tanto ao ponto de precisar aumentar a equipe de colaboradores para atender os novos clientes.

Neste cenário, se a startup estiver presa a um contrato convencional de aluguel, o time terá que se espremer em um espaço muito menor ( e trabalhar com a mesma produtividade, mesmo que esteja insatisfeita). Assim, a evolução do empreendimento não seria comportada e as chances de perder folego seriam enormes.

Em um coworking, uma empresa pode utilizar novas salas com rapidez toda vez que precisar fazer uma reunião, apresentar seus produtos ou serviços ou fazer um treinamento interno. Para acomodar os novos colaboradores, a facilidade de trocar o espaço atual por um maior é sem burocracia e com muita tranquilidade.

7 – Fazer networking

Um coworking é frequentado por uma gama de empresas e profissionais de segmentos diversos. Dessa forma, um empresário pode encontrar um webdesigner na mesa ao lado ou uma equipe de eventos na sala da frente.

Nas áreas comuns é fácil ter contato com outros profissionais durante um café ou no almoço. As chances de conhecer gente interessante, firmar parcerias e conquistar novos clientes são enormes. Basta que a empresa esteja aberta a isso e, claro, no lugar certo.

8 – Compartilhar e ter acesso a conhecimento

Os coworkings atraem consultores, coachs e empresas que são especializadas em compartilhar conhecimento e fomentar a formação de novos empreendimentos e sua consolidação. Os auditórios e salas especiais para treinamentos podem receber cursos, palestras e workshops sobre temas relacionados ao mercado de startups.

Desse modo, o acesso e a troca de informações é contínua e os coworkers recebem orientações, inclusive, sobre marketing digital e redes sociais, algo tão importante para estabelecer uma presença online. Como as pessoas são o maior capital de uma empresa, vale muito a pena estar em um local onde é possível estar por dentro desses assuntos e ter contato com especialistas.

Startups precisam manter seu crescimento constante e focar na estratégia para suportar suas conquistas. Deixar problemas de infraestrutura de lado e optar por um coworking é a melhor forma de acelerar seus negócios.

Notícia publicada pelo Terra dia 25/03/2019

LINK:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/pesquisa-revela-vantagens-de-mudar-uma-startup-para-um-coworking,bb922b5bc7ab702b7e6c5cbf92ec250ah8mzcar9.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now